sábado, 20 de setembro de 2008

Napoles vs. Benfica


Bolas Paradas remetem a decisão para a luz.

Como o Mister Quique Flores já tinha previsto, o jogo de ontem a noite muito facilmente podia ser o jogo de uns quartos de final.
Tenho de admitir que inicialmente achei um pouco de exagero por parte dele, mas acabando de ver e rever o jogo, tenho de admitir que este jogo foi tudo menos um entre uma equipa cabeça de série e outra do pote de potenciais clubes mais fáceis.
O Nápoles com uma defesa de três centrais bem estruturada e apoiada por uma massa adepta feroz, que há muito ansiava um regresso as competições europeias, logo demonstrou poder vir a causar muitos problemas ao Benfica. O trio de ataque liderado por German Denis, Hamsik e Lavezzi pressionavam alto e causavam muitas dificuldades ao Benfica em iniciar as jogadas no primeiro terço do campo, levando a várias perdas de bola. Foi provavelmente a falta de argumentos para ultrapassar essa barreira que fez o Benfica perder o jogo.
Quique Flores ao por em campo a equipa mais atacante que tenho visto nos últimos anos com um trinco e um médio centro que na realidade eram ambos jogadores mais virados para a criação de jogo do que destruição (dois 8.), e com quatro jogadores de ataque, dava muito emfase ao ataque e pouco a recuperação de bola. Por outras palavras o Benfica não existia no meio campo recuado, o que tinha como consequência, que sempre o Lavezzi ou o Hamsik pegavam na bola, perigo para a defesa do Benfica.
O Benfica até foi a primeira equipa a marcar, mas em apenas dois minutos os Napolitanos deram a volta ao Resultado. Muito devido aquilo que falava, quando a equipa Italiana decidia pôr velocidade no jogo e atacar o Benfica via se sem argumentos para recuperar a redondinha.
Em termos individuais, houve muitos jogadores aquém da expectativa, nomeadamente alguns elementos do ataque, como Di Maria (onde está o puto irreverente das Olimpíadas?), Reyes (quando toca na bola sente se tristeza, onde o amor pelo pelota?) e Urreta (a culpa nem é dele, neste caso a culpa é mesmo do Quique que o colocou em campo).
Na defesa, não tenho muito para criticar, talvez a falta de objectividade em alguns lances por parte do Maxi que optava por fintar a entrada da grande área quando o chuto ou o passe era mais decisão mais correcta e segura.
Com as substituições o Benfica foi estabilizando, nomeadamente o Katsouranis trouxe a tranquilidade ao meio campo que o C. Martins não foi capaz de dar. Balboa ao contrário de outras partidas, desta vez foi muito mais jogador e Nuno Gomes, como sempre muito batalhador, e deu alguma vida ao Ataque a par de Suazo.
Tenho de admitir que apesar de duas expulsões perdoadas a jogadores Napolitanos, e a perda de Suazo numa altura crucial, o Benfica tem de agradecer as bolas paradas, pois é graças a elas que a eliminatória ainda não foi decidida.
Para a segunda mão espera que o Benfica já seja mais equipa, que a lesão do Suazo não seja grave pois é claramente um jogador a ter em conta e que no futuro nos irá dar muitas alegrias e que o Quique não invente como fez em San Paolo.

Viva ao Benfica e vamos ter fé


Pedro Tiago Toreiro

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Campeonato novo as mesmas injustiças.


Luisão de fora no derby da quarta jornada

Voltaram os sumaríssimos, e como já não devia ser de estranhar o "Cristo" desta vez foi o Luisão. Mas vamos lá entender uma coisa, com esta crónica, não pretendo desculpar a atitude lamentável, apesar de não ser das piores que se vêem quase todas as semanas pelos campos fora.
Na realidade ele nem dá uma cotovelada mas mais um toque com o antebraço. Mas esse assunto não se discute, o CD (comissão disciplinar) achou que havia motivos para castiga-lo com dois jogos, que significa que estará de fora do Derby.
Eu só questiono o timing deste sumaríssimo. E algo ainda pior, que só me lembro nos últimos três anos de três sumaríssimos, e os jogadores castigados foram KATSOURANIS, DERLEI e LUISÃO, que curiosamente vestem/iam se de águia ao peito. Mas também não vou explorar esse assunto porque não é essa a minha intenção. Eu só gostava de saber quais são os críterios usados nestes processos, já que existem lances muito mais graves que passam ao lado de tudo isto... Será que único critério é a nacionalidade, cor de pele, emblema que defende ou pelo facto de ser Grego.
Se o CD quer aumentar o fair-play dentro das quatro linhas, então vão ter de tratar todos os clubes e jogadores de mesma forma.
Triste é que estes processos só existem por falhas da arbitragem, pois se eles tomassem a decisão certa na altura correcta tal sumaríssimo perdia razão de existência e jogadores que dizem serem muito correctos e serem dos centrais menos amarelados, passariam mais tempo nas bancadas a ver jogos do que em campo a dar pontapés ou joelhadas em jogadores adversários.

Peço aos árbitros mais atenção, e CD que apliquem sumaríssimos a todos os jogadores da liga e não a alguns pré-seleccionados, pois sendo assim o central mais correcto da liga (B.Alves) vai começar a passar mais tempo de fora do campo do que dentro até pode continuar a ser o menos amarelado mas isso só devido a falhas "humanas" dos árbitros.


Para finalizar, terminou mais um período de transferências é o tal dos 40 milhões afinal não valeu mais que 18,5 milhões € mais Péle, e o Benfica que tanto gastava, foi capaz mesmo assim gastar menos que o FC Porto, mas desses não podemos falar, porque nós só temos é inveja da sua "grandiosidade" ou não.

Viva o Benfica.