quinta-feira, 2 de setembro de 2010

E tudo o vento levou... os boatos


Finalmente chegamos ao mês de Setembro, o plantel esta fechado e Jorge Jesus pode trabalha com aquilo que tem.

Se eu já sabia que o Benfica sempre foi, um alvo apetecível este verão foi uma loucura.
Cedo foram os nomes de jogadores lançados pela imprensa desportiva e generalista que podiam vir a integrar o plantel Benfiquista para esta temporada.

116.

Podem estar a questionar-se o que significa este número, eu digo-vos já, 116, é nada mais nada menos que o número de Jogadores que foram associados ao emblema Benfiquista e que podiam ou estar a caminho, ou faziam parte duma lista "restrita" de jogadores que interessavam ao Benfica.
Nesta lista figuravam nomes como Ronaldinho, Quaresma, Tiago, De Gea, Gio dos Santos, Drenthe, Van der Vaart, Simão, Akinfeev, Diego e Felipe Melo, entre muitos outros. A silly season no seu melhor. Ora o número de 116 jogadores até é assustador, isso deve dar mais de 1 jogador por dia, e dá para formar pelo menos 5 planteis, mas isto nem é o mais descabido, o mais absurdo é figurarem nomes como Akinfeev, Van der Vaart, Ronaldinho ou De Gea nessa lista, só alguém que não está a par da realidade do Benfica podia se quer colocar a hipótese de tais jogadores envergarem o manto sagrado, e explico porque. Vamos imaginar que o Benfica conseguia convencer o Milan a prescindir dos serviços de Ronaldinho, que já seria bastante complicado onde queriam ir buscar o dinheiro para lhe pagar o ordenado? Isto é a primeira razão para a maioria dos nomes lançados serem complementa parvos.

Dizem, "ah, gastava-mos menos em transferências e aumentávamos o espaço salarial", meninos larguem o Football Manager. Se viesse um desses jogadores ganhar mais 2 Milhões que um Luisão, Cardozo, Saviola ou Aimar queria ver como seria o ambiente daquele balneário. Íamos estragar o que tanto custou construir? Óbvio que não.

Foram então lançados mais de uma centena de nomes, e sabem quantos se vieram a confirmar? 8! Nico Gaitán, Fábio Faria, Jara, Jan Oblak, Salvio, Alípio, Rodrigo e Roberto, isso dá um valor de 9% de acerto...

Nem tudo vai mal no ninho da Águia.

Esquecendo então um pouco a loucura foi este verão "quente", vou fazer o meu balanço do dinheiro investido, do retorno financeiro que tivemos e comparar este actual Benfica com aquele de precisamente uma época atrás.

41.2M

O Benfica neste defeso gastou algo como 41.2M de euros,, na contratação de 8 jogadores, liderando a lista Roberto Jimenez que levou o Benfica a gastar 8.5M para poder contar com os seus serviços, fazendo dele o terceiro guarda-redes mais caro da história do Futebol Mundial e fazendo dessa forma o Benfica um dos clubes do top ten mais esbanjadores da Europa neste defeso, precisamente no 9º lugar.

A meu ver tá aqui o grande defeito do planeamento desta época, o Benfica perdeu nomes importantes como, Di Maria, indiscutivelmente o jogador mais desequilibrador do nosso plantel na época passada. Basicamente o abre-latas dos jogos mais difíceis, contra as equipas que praticamente alugavam um avião para o colocar à frente da sua baliza, e Ramires, talvez o pilar de toda uma táctica que sentava em transições rápidas, constantes trocas de posições, contra-ataques venenosos num Futebol bastante apoiado e sempre virado para o ataque. Ora num onze inicial que tinha do meio campo para frente, Javi, Aimar, Ramires, Di Maria, Saviola e Cardozo seria de prever que o ataque seria avassalador mas a defesa um alvo de constantes contra ataques, era aqui que entrava em cena Ramires, um médio que quando a equipa perdia a bola, encostava ao Javi, apoiando a equipa a recuperar rápido na defesa e interceptando vários contra golpes dos adversários e recuperando inúmeras posses de bola. Esta sua mobilidade para além de extremamente útil em todo o desenho táctico era difícil de controlar, pois a alcunha Queniano não era a toa, ele corria km, estando na defesa a recuperar e no ataque para finalizar sem se dar por conta disso.

Ao perder então dois pilares seria a meu ver de esperar que viesse pelo menos alguém capaz de fazer de "Ramires", pois o nosso ataque mantinha-se forte, mas faltava alguém para as compensações defensivas.

Gastamos então 41.2M, mas neste momento não temos ninguém que é capaz de o fazer.

Analisando as contratações

Fábio Faria, bom jogador, tem uma boa escola, já esteve a experiência no Chelsea, começou cedo a demonstrar o seu talento no Rio Ave, mas a meu ver não ganha em nada ao Miguel Vítor, 2M mal gastos.

Jara, boa aquisição, veio tirar o lugar do Éder Luiz, jogador que nunca demonstrou talento para estar num Benfica. O Argentino é de longe mais rápido, talentoso, raçudo e jogador de equipa. É o nosso lil. Tevez, tem tudo para ser no futuro um grande jogador. 5.5M bem investidos.

Nico Gaitán, rotulado de craque na Argentina, veio para fazer esquecer o Di, é diferente do Angelito, mas à imagem de Jara parece me ser uma excelente contratação, pois apesar de ainda se estar a ambientar a Língua ao País e ao Clube, já demonstrou muita qualidade, talvez não seja um extremo clássico, mais um médio criativo que descai para a esquerda, mas acredito que com uns ajustamentos tácticos temos aqui um valor que no futuro nos vai proporcionar muitas alegrias e vai fazer vibrar o terceiro anel. 8.4M, um valor alto e arriscado mas que poderá ter um retorno desportivo e financeiro bastante superior. Muito boa contratação.

Roberto Jimenez, é aqui que reside o maior ponto de interrogação, rotulado como melhor guarda-redes da segunda volta do campeonato Espanhol, altura em que foi cedido ao Zaragoza onde acabaria por desempenhar um papel importante na manutenção do Clube, custou aos cofres da Luz 8.5M. Entrou claramente com o pé esquerdo na pré-época sofrendo um frango logo no primeiro teste mais a sério contra o Sion, lance que acabaria por criar em seu redor todo um clima de desconfiança que a Comunicação Social não deixou passar em claro, ajudando dessa feita à perda da confiança dos adeptos na sua contratação e aumentando os níveis de nervosismo que levaram a constantes falhas por falta de confiança do próprio no seu valor. É sem dúvida um valor exagerado que um dia ainda terá de ser explicado por alguém (como o negócio do Simão), mas é para mim melhor que o Quim, precisa só de acalmar e voltar a recuperar os índices de auto-confiança.

Jan Oblak, sem saber ao certo a quantia gasta pelo Benfica (fala-se em valores entre 1-2M), não posso tecer qualquer comentário acerca dele, pois acabei por nunca o ver a jogar, talvez agora com a sua ida para o Beira Mar possa formar uma opinião dele.

Rodrigo e Alípio, para mim o pior negócio do Benfica dos últimos anos, gastar 11M em jovens da cantera Madrilena parece me um absurdo, emprestar-los ou deixa-los a treinar separados nomeadamente, parece-me ainda pior. A mim não me interessa se os dois serão os próximos craques do Futebol Europeu ou Mundial, um clube que se quer forte não pode gastar tanto dinheiro em incógnitas. o feedback que tenho de ambos é que se tratam de bons jogadores mas que ao lado de jogadores como Sarabia ou Marcos Alonso são claramente inferiores. Cheira-me que este negócio foi só para baixar o valor do Di Maria, o que acaba por ser ainda pior que o negócio do Balboa. Mais um negócio que alguém terá de explicar bem no futuro.

Salvio, jogador que veio emprestado pelo Atlético, e que custou ao clube Madrileno em Janeiro 10M, é tido como um dos maiores talentos Mundiais, e que comparando com o Di Maria aquando da sua vinda para a Europa, tem bastante mais reputação, viu-se obrigado a arranjar outro clube pois estava tapado devido as vagas de extra-comunitários no plantel Madrileno. Acredito que dará "outra vida" ao flanco direito, mas nunca poderá desempenhar o papel do Ramires.

Analise comparativa entre Benfica 2009/2010 e 2010/2011

O Plantel a meu ver neste momento é mais forte ou mais equilibrado que aquele que tínhamos a um ano atrás por esta altura, ou vejam.

A defesa-esquerdo tínhamos unicamente o César Peixoto, o Di e Coentrão lutavam por uma vaga na esquerda, o Di tinha feito uma boa pré-época mas tinha perdido fulgor nas primeiras três jornadas.

O David Luiz ainda procurava um maior entrosamento com o Luisão, pois ele tinha passado a época toda a defesa-esquerdo, jogando o Sidnei na sua posição.

o Javi sofria um pouco das mesmas críticas que sofre o Roberto, era mais um Espanhol que vinha para a Luz como perfeito desconhecido e que tinha custado um pequeno balburdio para o Futebol Português.

O Ramires foi outro investimento grande que não se sabia como se ia dar no futebol Europeu, pois para além de vir do futebol Brasileiro, bastante mais pausado vinha duma época já longa que pelo meio teve ainda o campeonato das confederações o que significava que ia jogar duas épocas sem um descanso superior a duas semanas no máximo.

O Saviola por maior que fosse o seu talento não era opção no Real há duas épocas, será que ele ainda tinha capacidade para jogar ao mais alto nível, era o que se perguntava na altura.

Aimar, um excelente talento mas que com o Quique nunca demonstrou ser uma mais valia.

Esta época não será com certeza diferente, actualmente duvida-se do valor de jogadores como Roberto, Gaitán, Salvio e Jara, mas no final, espero, que se chegue a conclusão que apesar de características diferente este plantel foi capaz de ganhar o campeonato.

Eu tenho plena confiança no trabalho de Jesus e da sua equipa técnica, acredito que o Benfica 2010/2011 terá de jogar diferente do Benfica campeão devido a saída dos jogadores já referido, mas que com os que vieram será capaz criar uma base vencedora.

Podíamos ter nos movimentado de forma mais clara e objectiva no mercado (casos Elias ou Wesley)? Penso que sim. Foram gastos milhões desnecessários (na ordem de 20M.)? Outra vez penso que sim. Mas terá este plantel na mesma capacidade para lutar pelos principais títulos nacionais? Sem margem de dúvida que sim.


P.S.: Aproveitam estes próximos dois meses para descansar, porque aposto que mais tardar em Novembro volta a silly season e tudo que faz parte disso, como as novelas "jornaleiras".

Pedro Tiago Toreiro




Sem comentários: